Uma das coisas mais importantes que eu aprendi, tanto no estudo do Design, quanto no estudo do Marketing, foi a necessidade de entender o público!⠀
⠀
Em um projeto de Design, por exemplo, é fundamental entender para quem estamos projetando algo. Não se trata de gostos e preferências pessoais do cliente ou tão pouco do designer que está trabalhando no projeto, e sim daquilo que irá comunicar e dialogar com o público que o receberá. ⠀
No Marketing é a mesma coisa: oferecer um produto ou serviço sem conhecer o público é dar um tiro no escuro! Existem diferentes formas de se fazer isso: desde as mais sofisticadas (grupos focais, pesquisas encomendadas…) até as mais simples e acessíveis (uma conversa informal com alguns clientes, pesquisa nas mídias sociais…).⠀
⠀
Tudo isso vai te ajudar a entender melhor para quem você está oferecendo algo e o que essas pessoas desejam.⠀
Também existe uma tendência cada vez mais comum nas organizações chamada de Inovação Externa.⠀
⠀
O modelo tradicional de inovação tinha um fluxo determinado: partia das empresas e ia para o mercado. A inovação vinha de dentro, através de grandes equipes de pesquisa e desenvolvimento.⠀
Hoje, a tendência é um modelo horizontal, de conexão. Cada vez mais, as organizações buscam se conectar com comunidades de consumidores para entenderem suas demandas e, a partir daí, gerarem novas oportunidades. Agora, o mercado fornece as ideias e as empresas buscam meios de torná-las viáveis, devolvendo-as a ele em forma de serviços ou produtos. ⠀
Tudo isso só é possível se elas conhecerem, entenderem e dialogarem com sua comunidade!
Estou com um canal no Telegram no qual (quase) diariamente eu compartilho conteúdos sobre marketing, design, inovação e coisas afins.
Quer participar? https://t.me/canaldokaiky